É com imenso entusiasmo e uma tamanha alegria que apresentamos a 22.ª edição do Vozes Sobre a Cidade, um concerto que ilumina o coração de Braga e marca o fim de mais um ano letivo numa celebração vibrante. Organizado pelo Coro Académico da Universidade do Minho (CAUM), este evento anual transforma a noite num cenário de pura magia, com as nossas vozes ecoando do topo dos escadórios do Santuário do Bom Jesus do Monte.

Numa noite em que o pôr do sol se funde com as harmonias mais belas, convidamos todos a mergulhar numa experiência inesquecível. O Vozes Sobre a Cidade, mais que um concerto, é uma festa comunitária, uma celebração das conquistas do ano letivo e as boas-vindas às tão aguardadas férias de Verão. Este é um momento de união, onde cada nota musical é uma ponte entre o passado e o futuro, criando memórias que para sempre perdurarão.

Com o pano de fundo da deslumbrante vista panorâmica sobre a cidade de Braga, as nossas vozes trazem à vida um repertório diversificado e emocionante. Este ano, temos ainda a honra de contar com a participação especial da iPUM – Associação de Percussão da Universidade do Minho, que adicionará uma camada extra de ritmo e energia. E, claro, celebramos também a passagem simbólica dos nossos caloiros a coristas efectivos, um rito de passagem que fortalece os laços e perpetua a tradição do nosso coro.

Desejamos a todos uma noite repleta de emoções, onde a música não só ressoa nos ouvidos de quem nos escuta, mas também toca o seu coração. Que o Vozes Sobre a Cidade seja uma celebração da música, da amizade e da beleza inigualável do nosso Bom Jesus do Monte. Aproveitem cada momento e deixem-se envolver pela harmonia e alegria que preparamos com tanto carinho.

Bom espetáculo!

O Coro Académico da Universidade do Minho é uma associação cultural sem fins lucrativos, fundada em janeiro de 1989, e reconhecida como Pessoa Coletiva de Utilidade Pública em junho de 2004.

Ao longo de mais de 30 anos, tem construído uma identidade própria no panorama cultural português, aliando a alegria da sua juventude aos encantos da música coral de todas as épocas, especialmente da música portuguesa. Criado com o fim de divulgar a música coral e instrumental e de proporcionar um espaço de convívio musical (no qual promove o gosto de cantar e desenvolve a sensibilidade artística dos seus associados), já realizou mais de oito centenas de concertos, pelos quais passaram mais de setecentos coristas.

Privilegiando o repertório a capella, da renascença à atualidade, tem também atuado com acompanhamento de quinteto de metais e quarteto de cordas. A presença deste grupo no cenário musical tem-se pautado por uma atitude de abertura e pluralismo, tendo já colaborado com vários grupos e formações de diversas áreas da música.

Afirmada a sua identidade cultural, o CAUM passou a apresentar-se além-fronteiras em diversos encontros de coros. Realizou digressões pelo Brasil (2004), pela Ilha da Madeira (2006), pelos Açores (2009), pelo Algarve (2012), por Paris, Basileia, Zurique e Luxemburgo (2013), por Itália (2015), por Praga e Berlim (2016). Em 2017, levou um projeto musical e social à Ilha de Santiago, em Cabo Verde; em 2018 passou pela Bulgária e pela Roménia; em 2019 voou até Provença, na França; e em 2022 fez uma tour por Portugal.

Desde 1995 tem editado diversos álbuns. O primeiro, intitulado Vozes e Espaços, foi gravado em Braga, na Sé Catedral e no Salão Medieval da Reitoria da UMinho, e em Guimarães, no Paço dos Duques de Bragança (2001). Da natural sintonia das vozes CAUM e instrumentos da Azeituna, surgiu uma realidade que transcende a dimensão de cada um dos grupos, Coro Sobre Azul (2003). Na celebração dos 15 anos de actividade editou um CD multimédia intitulado Hino da Universidade do Minho (2004). Posteriormente, procedeu à gravação, na Capela da Faculdade de Teologia, do CD Dormindo está o Menino (2006), composto na sua totalidade por reportório de natal. No ano de 2006, o CAUM voltou a gravar no Auditório da Academia de Música de Paços Brandão e na Capela da Faculdade de Teologia um novo CD, Homenagem a Fernando C. Lapa, uma homenagem ao seu fundador e primeiro diretor artístico, lançado com um livro no qual se encontram as partituras de todas as músicas contidas no disco. Cultivando uma partilha de cultura musical e da arte coral, o CAUM lançou, em 2017, um novo álbum, Na promessa de uma canção, uma coletânea de arranjos de Rui Paulo Teixeira, onde se comemora, acima de tudo, a amizade.

Desde a sua fundação, até agosto de 2004, o CAUM foi dirigido de forma exemplar por Fernando C. Lapa, que deixou, no coro, a distinção das suas qualidades musicais e humanas. Entre abril e dezembro de 2005 a regência do CAUM foi assumida por Magna Ferreira tendo, em janeiro de 2006, sido assegurada por Rui Paulo Teixeira (que já tinha desempenhado as mesmas funções entre outubro de 2004 e março de 2005) até dezembro de 2017. A janeiro de 2018 foi Sílvio Cortez quem aceitou o desafio de guiar o CAUM, tendo-o feito até outubro de 2022, momento em que é convidado, para o seu lugar, Cosme Campinho.

Atualmente, dirigido pelo Maestro César Freiras, o CAUM é composto pela voz e amizade de cerca de 50 coristas.

César Freitas

Natural dos Açores, iniciou estudos musicais no Conservatório Regional de Ponta Delgada. Em 2007 concluiu a Licenciatura Bietápica em Formação Musical na ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo) do Instituto Politécnico do Porto. Em 2013 conclui o Mestrado em Música na especialização de Direcção Coral na Universidade de Aveiro, tendo em 2017 concluído o Mestrado em Ensino da Música na Universidade do Minho. 

No âmbito da Direção Coral realizou masterclasses em Portugal e no estrangeiro (Holanda, Irlanda e Itália), estudando com diversas figuras de renome na área. É membro do Coro Casa da Música desde a sua fundação.

Dirigiu entre 2010 e 2020 o Coro de Câmara da Academia de Música de Castelo de Paiva, com o qual participou com reconhecido mérito e alguns prémios em diversos concertos e concursos em Portugal e no estrangeiro destacando-se a participação no Canta al Mar 2014 (Barcelona, Espanha), World Choir Games 2016 (Sochi, Rússia) e European Choir Games 2019 (Gotemburgo, Suécia).

Fundou em 2021 o coro ProVocal Ensemble, do qual é o diretor artístico.

Recentemente orientou um estágio com o Coro Geral da ESART – Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico da Castelo Branco e foi convidado para ser orador e moderador nas duas primeiras edições do Fórum da Formação Musical, bem como para o lançamento do primeiro volume do Projeto Coral da Poesia Portuguesa.

Foi recentemente nomeado diretor artístico do CAUM – Coro Académico da Universidade do Minho.

Leciona desde 2005 na Academia de Música de Castelo de Paiva. Desempenhou funções docentes na Academia de Música de Paredes e na Escola de Música Guilhermina Suggia da Fundação Musical dos Amigos das Crianças, no Porto.

A iPUM nasce no seio da Universidade do Minho no ano de 2008. Criada e mantida por estudantes e ex-estudantes universitários que desejam divulgar a excelente música tradicional portuguesa, a iPUM destaca-se por aliar os ritmos da percussão à sonoridade única das gaitas-de-fole transmontanas.

Contando já com 15 anos de vida, os azuis do Minho possuem uma imensa experiência em atuações nos cantos mais pitorescos de Portugal e além-fronteiras, com um vasto reportório composto não só por melodias adaptadas, mas também por algumas músicas originais.

Dada a sua versatilidade, a IPUM é capaz de assegurar, além de espetáculos de palco, desfiles de rua, adequando a sua sonoridade aos mais variados contextos, sempre acompanhados com a boa disposição e alegria de quem faz música com emoção.

CAUM
Trai-trai
Trad. do Minho
Arr.: Manuel Faria
A moda do chapéu ao lado
Trad. de Viseu
Harm.: Mário Sampayo Ribeiro
O pastor
Madredeus
Arr.: Sílvio Cortez
Passou por mim e sorriu
Pedro da Silva Martins (por Deolinda)
Arr.: Rui Paulo Teixeira
Venham mais cinco
José Afonso
Harm.: Eduardo Paes Mamede
Maio, maduro Maio
José Afonso
Arr.: Fernando C. Lapa
iPUM
Modinha do café
iPUM
La nuoba
Círculo & Antigo baile agarrado
Passo dobrado
Tradicional
Baile das parretas
iPUM
CAUM
Gente humilde
Chico Buarque & Vinicius de Moraes & Garoto
Arr.: Eduardo Dias Carvalho
Cada noite
Rosalía de Castro
Arr.: Julio Domínguez
An Irish blessing
Trad. da Irlanda
Arr.: Rui Paulo Teixeira (sobre coral de James E. Moore)
Kiss from a rose
Seal
Arr.: Sílvio Cortez
Baba yetu
Christopher Tin
Down by the riverside
Espiritual negro
Arr.: Ryan O'Connell
A gente vai continuar
Jorge Palma
Arr.: Fernando C. Lapa

APOIOS

SEGUE-NOS