O Coro Académico da Universidade do Minho (CAUM) é uma associação cultural sem fins lucrativos.

O CAUM é um dos grupos mais antigos da Universidade do Minho, tendo iniciado as suas atividades em janeiro de 1989, com o nome de Grupo Coral da Associação Académica da Universidade do Minho, e, desde então, desenvolvido um trabalho de prática e divulgação da música de todas as épocas, em especial da música portuguesa.

Foram já mais de quatro centenas de concertos e atuações por todo país e pelo estrangeiro, pelos quais passaram mais de seiscentos coristas, das quais se destacam a estreia televisiva do CAUM transmitida em direto pela RTP1 durante a cerimónia do Estádio Municipal de Braga (2003), na qual se interpretou “A Portuguesa” perante 30 mil pessoas. Adicionalmente, no âmbito da comemoração dos 15 anos de existência deste grupo cultural, o CAUM atuou em direto no programa “Praça da Alegria” da RTP1 (2004).

Em junho de 2005, o seu trabalho em prol da cultura foi reconhecido na cerimónia dos galardões "A Nossa Terra", ao ser distinguido com o galardão "Associação Cultural e Recreativa".

Desde a sua fundação, em janeiro de 1989, até agosto de 2004, o CAUM foi dirigido de forma exemplar por Fernando C. Lapa, que deixou, no coro, a distinção das suas qualidades musicais e humanas. Entre abril e dezembro de 2005 a regência do CAUM foi assumida por Magda Ferreira tendo, em janeiro de 2006, sido assegurada por Rui Paulo Teixeira (que já tinha desempenhado as mesmas funções entre outubro de 2004 e março de 2005) até aos dias de hoje.

Primeiro logótipo do CAUM